Disfunções Temporomandibulares (ATM)

“ATM” significa Articulação Temporomandibular. Existem 2 ATMs localizadas uma no lado direito e outra no lado esquerdo da face. A ATM é uma das articulações mais utilizadas de todo o corpo, ela abre e fecha aproximadamente 1500 a 2000 vezes ao dia, durante os movimentos de falar, mastigar, deglutir, bocejar e ressonar.

Uma ATM tem como função normal: abertura de boca, no mínimo, igual a 40mm; movimento lateral amplo; ausência de ruídos; ausência de desvios; ausência de desgaste dental excessivo; ausência de dor; mastigação eficiente. Qualquer alteração numa destas funções, caracterizamos como disfunção da ATM. O termo disfunção da ATM refere-se a toda a constatação de desarmonia funcional entre os seus componentes, causando mudanças patológicas na ATM.

O tratamento de Fisioterapia, tem como objectivo melhorar a função e minimizar as dores, melhorar a amplitude de movimento, a postura, reduzir a inflamação, fortalecer o sistema músculo-esquelético e reeducar o paciente em relação ao posicionamento correcto da mandíbula.

Geralmente estes tratamentos realizam-se uma a duas vezes por semana, dependendo sempre da condição do paciente.